Primeiro logo do Gepeja

Onde tudo começou...

As transformações pelas quais passa o mundo e a necessidade de homens e mulheres encontrarem caminhos face a essas transformações nos obrigam, como educadores, a repensar constantemente a educação no Brasil.

Desperta interesse a forma marginalizada como é tratada a questão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do poder público. Há uma política educacional até certo ponto contraditória, quando se fala de EJA. A própria LDB 9394/96 que deveria nortear o caminho a ser percorrido, trata-a de forma ambígua.
O trabalho de pesquisa nesta área não é algo que se apresenta muito fácil. Não há muitos dados que nos permitam saber, com certeza, o número de jovens e adultos sem escolaridade ou com escolaridade incompleta e seu significado na realidade brasileira.

Pensando nisto, um grupo de profissionais da educação no intuito de estudar esta problemática, organizou, a partir de março de 1997, o "Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens de Adultos (GEPEJA), cuja coordenação era da Profa. Dra. Sonia Giubilei.

Objetivos

Pensando nisto, um grupo de profissionais da educação no intuito de estudar esta problemática, organizou, a partir de março de 1997, o "Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens de Adultos (GEPEJA), buscando:
a) Criar espaço catalizador para análise, discussão e proposição de políticas públicas para EJA;
b) congregar pessoas com interesse no estudo e desenvolvimento de pesquisas na área de EJA;
c) trocar experiências nos diferentes níveis de atuação (funções técnico-pedagógicas) em EJA;
d) incentivar a participação em eventos científicos que propiciem a divulgação da produção de conhecimento de seus integrantes;
e) estimular a formação continuada dos seus integrantes;
f) congregar profissionais de diferentes instituições educacionais que gestam políticas de EJA (universidades, Centros de Estudos Supletivos, prefeituras, telessalas, etc.);
g) prestar assessoria às instituições educacionais interessadas;
h) incentivar a publicação de produções do grupo.